6 INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE DIFICULDADE DE
APRENDIZAGEM: Estudo de Caso
Este estudo trata das dificuldades de aprendizagem da leitura de uma
criança no 1º ano do Ensino Fundamental I, cuja queixa é o baixo rendimento
escolar do aluno que está com 8 anos de idade.
Para verificação das possíveis causas do atraso escolar, será necessário
aplicação de algumas provas pedagógicas que facilitaram conhecer o nível de
conhecimento real do escolar e ao mesmo tempo poder direcionar uma metodologia
que busque a superação dos entraves.
Anteriormente às provas pedagógicas, foi necessário fazer uma anamnese,
na busca de conhecer a vida da criança desde a fase da concepção até o momento
atual. Dessa forma, pretende-se ter uma visão holística do caso em particular,
que apóie a impressão diagnóstica e proporcione maior respaldo para as
atividades de intervenção
6.1 Relato do Caso - Anamnese (Queixa principal –
dificuldade de leitura)
A criança [...]
tem 08 anos de idade, e segundo a mãe esta teve uma ótima gravidez e bastante
desejada pelo casal. É conveniente ressaltar que a mãe comenta que,
inicialmente, a gravidez causou um pouco de incômodo, pelo fato de o filho não
ter sido programado. Porém, depois, foi muito aceito. O pai reagiu muito bem e
ficou feliz da vida em saber que sua mulher estava grávida.
Nos planos do casal o primeiro filho, segundo a mãe era ter uma menina,
só que veio um menino. Isso, porém, não foi problema para eles que rapidamente
souberam como lidar com a situação. Depois do primeiro
filho veio a segunda criança e assim formou-se um casal. Durante a primeira
gravidez a mãe tinha 30 anos e a mesma ocorreu dentro da normalidade.
Tendo um período de nove meses, a mãe sempre procurava conversar com a
criança mesmo não sabendo da importância que esta conversa tinha para a aprendizagem da criança. Esta por sua vez não
sofreu nenhuma agressão e sempre o pai estava muito presente dando todo o apoio
necessário durante o período do pré-natal e pós-natal. O parto foi cesariano
sendo realizado pelo próprio médico que acompanhou a gravidez. Durante o perinatal tudo aconteceu dentro das expectativas.
Segundo os pais, a criança é portadora de uma insuficiência
respiratória. Mas em se tratando de alguma necessidade especial não existe
nenhum caso em sua família, tampouco de alguma doença contagiosa.
Quando nasceu a criança R.N. pesava 3 quilos e quanto ao seu comprimento
os pais não recordavam. Foi amamentada até os 2 anos de idade e para acontecer
o desmame foi preciso substituir por suco nos horários de amamentação. O que
não causou nenhum incômodo para a criança. Balbuciou aos 8 meses, e engatinhou
com 1 ano e nesse mesmo período começou a sentar. Seus primeiros passos também
ocorreram dentro do 1 ano de vida.
A mãe relatou que a criança começou a chamar as primeiras palavras (pai,
mãe) com 1 ano de idade. E entrou na escola com 2 anos e 8 meses, e que chorava
bastante nos primeiros dias na escola,
mas que depois se acostumou. A criança sempre demonstrou um ótimo comportamento
com a professora e amigos do colégio. Apresenta dificuldade de escrita e
leitura, além de ter problemas com a pronúncia de algumas palavras trocando o
“r” pelo “l”, “k” pelo “c”, o “j” pelo “g”.
Quando a criança
se sente contrariado ela chora muito, afirma a
mãe. O que ele mais gosta de fazer é assistir desenhos animados e estudar. Não
tem restrição com relação a nenhuma alimentação e gosta de comer de tudo. A mãe
comentou que a criança não recebe ajuda de nenhum profissional especializado, e
que a mesma se sente bastante insegura, apresentando
traumas psicológicos (medo).
6.2 Relato das Provas Aplicadas com a criança
Conforme foi comentado, as provas pedagógicas pretendem verificar o nível
de conhecimento da criança e assim, detectar se a mesma já adquiriu as
habilidades necessárias para a aquisição da leitura.
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