domingo, 8 de abril de 2012


6 INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: Estudo de Caso

Este estudo trata das dificuldades de aprendizagem da leitura de uma criança no 1º ano do Ensino Fundamental I, cuja queixa é o baixo rendimento escolar do aluno que está com 8 anos de idade.
Para verificação das possíveis causas do atraso escolar, será necessário aplicação de algumas provas pedagógicas que facilitaram conhecer o nível de conhecimento real do escolar e ao mesmo tempo poder direcionar uma metodologia que busque a superação dos entraves.
Anteriormente às provas pedagógicas, foi necessário fazer uma anamnese, na busca de conhecer a vida da criança desde a fase da concepção até o momento atual. Dessa forma, pretende-se ter uma visão holística do caso em particular, que apóie a impressão diagnóstica e proporcione maior respaldo para as atividades de intervenção

6.1 Relato do Caso - Anamnese (Queixa principal – dificuldade de leitura)

A criança [...] tem 08 anos de idade, e segundo a mãe esta teve uma ótima gravidez e bastante desejada pelo casal. É conveniente ressaltar que a mãe comenta que, inicialmente, a gravidez causou um pouco de incômodo, pelo fato de o filho não ter sido programado. Porém, depois, foi muito aceito. O pai reagiu muito bem e ficou feliz da vida em saber que sua mulher estava grávida.
Nos planos do casal o primeiro filho, segundo a mãe era ter uma menina, só que veio um menino. Isso, porém, não foi problema para eles que rapidamente souberam como lidar com a situação. Depois do primeiro filho veio a segunda criança e assim formou-se um casal. Durante a primeira gravidez a mãe tinha 30 anos e a mesma ocorreu dentro da normalidade.
Tendo um período de nove meses, a mãe sempre procurava conversar com a criança mesmo não sabendo da importância que esta conversa tinha para a aprendizagem da criança. Esta por sua vez não sofreu nenhuma agressão e sempre o pai estava muito presente dando todo o apoio necessário durante o período do pré-natal e pós-natal. O parto foi cesariano sendo realizado pelo próprio médico que acompanhou a gravidez. Durante o perinatal tudo aconteceu dentro das expectativas.
Segundo os pais, a criança é portadora de uma insuficiência respiratória. Mas em se tratando de alguma necessidade especial não existe nenhum caso em sua família, tampouco de alguma doença contagiosa.
Quando nasceu a criança R.N. pesava 3 quilos e quanto ao seu comprimento os pais não recordavam. Foi amamentada até os 2 anos de idade e para acontecer o desmame foi preciso substituir por suco nos horários de amamentação. O que não causou nenhum incômodo para a criança. Balbuciou aos 8 meses, e engatinhou com 1 ano e nesse mesmo período começou a sentar. Seus primeiros passos também ocorreram dentro do 1 ano de vida.
A mãe relatou que a criança começou a chamar as primeiras palavras (pai, mãe) com 1 ano de idade. E entrou na escola com 2 anos e 8 meses, e que chorava bastante nos  primeiros dias na escola, mas que depois se acostumou. A criança sempre demonstrou um ótimo comportamento com a professora e amigos do colégio. Apresenta dificuldade de escrita e leitura, além de ter problemas com a pronúncia de algumas palavras trocando o “r” pelo “l”, “k” pelo “c”, o “j” pelo “g”.
Quando a criança se sente contrariado ela chora muito, afirma a mãe. O que ele mais gosta de fazer é assistir desenhos animados e estudar. Não tem restrição com relação a nenhuma alimentação e gosta de comer de tudo. A mãe comentou que a criança não recebe ajuda de nenhum profissional especializado, e que a mesma se sente bastante insegura, apresentando traumas psicológicos (medo).

6.2 Relato das Provas Aplicadas com a criança

Conforme foi comentado, as provas pedagógicas pretendem verificar o nível de conhecimento da criança e assim, detectar se a mesma já adquiriu as habilidades necessárias para a aquisição da leitura.

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