domingo, 8 de abril de 2012


1 INTRODUÇÃO

No Brasil é grande o número de crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem da leitura e da escrita. Tal situação causa muitos transtornos na vida do estudante, que muitas vezes prefere evadir-se da sala de aula.
Considera-se importante pensar que a dificuldade de aprendizagem não está voltada para uma questão social em que as pessoas de classe baixa são as mais afetadas, pois conforme algumas leituras teóricas observa-se que o grau de escolarização não define a dificuldade que vem à tona nas crianças, cujo  conhecimento e a informação ainda estão causando um efeito não satisfatório para a sua aprendizagem.
Neste contexto, verifica-se a ausência de interação social entre a família e a escola a fim de buscarem a melhor forma de solucionar a dificuldade de aprendizagem da criança. Sabe-se da necessidade de uma equipe de profissionais que trabalhem junto à família na solução do problema, levando em conta que o trabalho em conjunto possa melhorar, com maior exatidão. Parte daí a intenção com que esta pesquisa vem sendo desenvolvida.
Foi com base no estudo das necessidades educativas e, na situação em que se encontra o nível do desenvolvimento intelectual das crianças que surgiu a idéia de pesquisar sobre a evolução cognitiva desse processo de alfabetização das crianças de séries iniciais. Tendo como princípio básico uma boa saúde mental para que a absorção do conhecimento transcorra de forma natural.
Pensando no baixo número de leitores encontrados no dia-a-dia, surgiu a necessidade de pesquisar sobre a Dificuldade de Aprendizagem da Leitura, causadora de um alto índice de analfabetos, que atualmente vem sendo agravante na sociedade. E que leva a vários questionamentos como:
Por que as crianças não conseguem ter um bom desempenho na leitura? O que está impedindo-as de compreender as letras? Que métodos estão sendo aplicados para facilitar sua aprendizagem? E a família, de que forma intervém nessa realidade? Essas e outras questões vêm despertar para a possível descoberta na aplicabilidade de métodos que possibilitem à criança ter um desempenho na aprendizagem da leitura.
Dentro deste contexto e, com perspectiva de responder aos questionamentos é que o presente trabalho foi desenvolvido numa pesquisa de campo, por meio de um estudo de caso. Tal estudo busca compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos da escola Cosme e Damião, tendo como finalidade, discorrer sobre fatores que estejam impossibilitando a criança se desenvolver dentro do processo individual de aquisição do conhecimento e das habilidades cognitivas.
Considera-se que trabalhar com a família nesse aspecto é fundamental para que na escola a criança tivesse um bom êxito no processo de ensino e aprendizagem. E issox implica na construção de novas técnicas metodológicas a serem desempenhadas pela instituição de ensino.
Contudo, a educação precisa proporcionar situações que estimulem o educando a ter uma satisfação em freqüentar o ambiente escolar.  Uma vez que obtenha o conhecimento voltado para sua necessidade e, levando em conta os aspectos regionais e culturais de sua proximidade, esse tente a desenvolver-se com mais eficácia.
Com isso, a família e a sociedade ganham um cidadão que crescerá com maturidade e responsabilidade dentro das perspectivas educacionais. Por fim, este trabalho vem contribuir para que o índice de alunos com dificuldade de leitura tenha uma baixa significativa para a sociedade, tornando-se marco no processo da alfabetização.
Para melhor explicação sobre o caso em estudo, faz-se uma explanação do histórico das dificuldades de aprendizagem buscando entender a interferência dos métodos no processo do aprender, dando ênfase às ideologias educacionais.












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