domingo, 8 de abril de 2012


3.2 Causas das dificuldades de aprendizagem

Existem algumas causas que podem contribuir com o transtorno de aprendizagem, prejudicando tanto a criança quanto o adulto.  

3.2.1 Causas físicas ou somáticas

Compreendem transtornos transitórios ou permanentes, provenientes de qualquer perturbação como, febre, dor de cabeça, dor de ouvido, cólicas intestinais, anemia, asma, verminoses e todos os males que atinjam o físico de uma pessoa, levando-a a certo estado anormal de saúde. No caso de uma dessas perturbações permanecerem por muito tempo não precisa muita aflição, pois essas doenças são passageiras e perduram de acordo com o grau de intensidade que varia de passos para pessoa (DROUET, 1997).

3.2.2 Causas emocionais

Esse tipo de distúrbio afere tanto as emoções quanto os sentimentos, e vem acompanhado de outros problemas advindos das áreas sensoriais e motoras. Também podem estar ligados a problemas biológicos e sociais conforme aponta Drouet (1997, p. 163).
As pessoas são diferentes uma das outras e por isso reagem diferentemente a um mesmo estimulo ambiental. Os vários tipos de reações, portanto, se devem às diferentes personalidades, ou seja, aos diferentes padrões usuais de reação e interação do individuo com o meio físico e social.
Para muitas crianças o fracasso escolar é decorrente de fatores emocionais como precursores do processo de aprendizagem denotando certa dificuldade, por exemplo: a agressividade para com os pais e professores, representa um fator emocional. A posição dos pais, o processo de aprendizagem  e as exigências sociais têm papel fundamental para o amadurecimento cognitivo da criança. Direta e indiretamente esses personagens podem contribuir para que a dificuldade de aprendizagem se estabeleça (MORAIS, 1985, p. 52).
3.2.3 Causas educacionais

Anteriormente já foram comentadas algumas causas que se correlacionam à questão educacional. Porém, é importante ressaltar segundo Coelho (1999), que as experiências vividas tanto na família quanto na escola determinam o que a criança pode aprender e o que ela poderá vir a ser. Quando o método pedagógico não atende às necessidades do aluno, o reflexo dessa aprendizagem passa a apresentar caráter negativo, e assim, compreende-se que a escola não está correspondendo ao nível de maturidade da criança.    

3.2.4 Causas sócio-econômicas

O meio social também contribui para que o indivíduo se desenvolva, pois considera-se que  a situação econômica do sujeito pode inferir para que a criança apresente indícios de dificuldade de aprendizagem. A esse respeito Pain (1985) diz que as questões sócio-econômicas estão ligadas aos fatores ambientais, uma vez quex haja estímulo é preciso ter uma moradia digna, um bairro que ofereça saneamento básico adequado às necessidades dos cidadãos, escolas, disponibilidade de um espaço para lazer e esportes. Onde a criança tenha acesso a todos os ambientes proporcionais a seu nível. O fator ambiental é especialmente determinante no diagnóstico do problema de aprendizagem, na medida em que nos permite compreender sua coincidência com a ideologia e os valores vigentes no grupo.   

3.2.5 Causas sensoriais

Os distúrbios sensoriais interferem no funcionamento dos órgãos responsáveis pela “[…] visão, audição, gustação, tato, equilíbrios, reflexo postural ou os receptivos sistemas de condução entre esses órgãos e o sistema nervoso […]” (DROUET, 1997, p. 97). O mau funcionamento desses órgãos pode resultar numa deficiência sensorial transformando-se em problemas de aprendizagem.
Nesse caso, o professor deve estar atento para reconhecer os sintomas que podem surgir na criança conforme sita Drouet (1997, p. 112):
ü Esfregar constantemente os olhos;
ü  Piscar excessivamente;
ü  Contorcer o rosto ao ler;
ü  Chorar frequentemente;
ü  É irritado, preguiçoso ou nervoso;
ü  Tem desprazer em ler.
A percepção desses sintomas pelo professor contribuirá para que a criança seja encaminhada para um especialista dependendo de sua necessidade.

3.2.6 Causas neurológicas

Essas causas atingem todo o sistema nervoso do ser humano, capazes de acarretar em problema de aprendizagem. O grau do problema irá depender da intensidade com que a área foi lesada. Os que as caracterizam como “[…] perturbações do sistema nervoso, tanto do cérebro, como do cerebelo, da medula e dos nervos […]” (DROUET, 1997, p, 97). 

3.2.7 Causas cognitivo/intelectuais

Esta causa está relacionada ao nível de aprendizagem da pessoa, ou seja, o grau de absorção de todo o conhecimento que é capaz de absorver. É através das características cognitivas que o ser humano desenvolve o ser racional acerca da aprendizagem.
É preciso que as capacidades mentais estejam estruturadas para que o cognitivo estabeleça relações com mundo exterior. “A experiência vivida e interiorizada pelo indivíduo leitor (iniciado ou experimentado) permite-lhe converter os símbolos impressos em significações, através de vários processos cognitivos que tentaremos, por agora, apenas explorar […]” (FONSECA, 1995, p. 270).  

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