3.2 Causas das dificuldades de aprendizagem
Existem algumas
causas que podem contribuir com o transtorno de aprendizagem, prejudicando
tanto a criança quanto o adulto.
3.2.1 Causas
físicas ou somáticas
Compreendem
transtornos transitórios ou permanentes, provenientes de qualquer perturbação
como, febre, dor de cabeça, dor de ouvido, cólicas intestinais, anemia, asma,
verminoses e todos os males que atinjam o físico de uma pessoa, levando-a a
certo estado anormal de saúde. No caso de uma dessas perturbações permanecerem
por muito tempo não precisa muita aflição, pois essas doenças são passageiras e
perduram de acordo com o grau de intensidade que varia de passos para pessoa
(DROUET, 1997).
3.2.2 Causas
emocionais
Esse tipo de
distúrbio afere tanto as emoções quanto os sentimentos, e vem acompanhado de
outros problemas advindos das áreas sensoriais e motoras. Também podem estar ligados a problemas biológicos e sociais conforme
aponta Drouet (1997, p. 163).
As pessoas são diferentes uma das outras e por isso
reagem diferentemente a um mesmo estimulo ambiental. Os vários tipos de
reações, portanto, se devem às diferentes personalidades, ou seja, aos diferentes
padrões usuais de reação e interação do individuo com o meio físico e social.
Para muitas
crianças o fracasso escolar é decorrente de fatores emocionais como precursores
do processo de aprendizagem denotando certa dificuldade, por exemplo: a
agressividade para com os pais e professores, representa um fator emocional. A
posição dos pais, o processo de aprendizagem
e as exigências sociais têm papel fundamental para o amadurecimento
cognitivo da criança. Direta e indiretamente esses personagens podem contribuir
para que a dificuldade de aprendizagem se estabeleça (MORAIS, 1985, p. 52).
3.2.3 Causas educacionais
Anteriormente já
foram comentadas algumas causas que se correlacionam à questão educacional.
Porém, é importante ressaltar segundo Coelho (1999), que as experiências
vividas tanto na família quanto na escola determinam o que a criança pode
aprender e o que ela poderá vir a ser. Quando o método pedagógico não atende às
necessidades do aluno, o reflexo dessa aprendizagem passa a apresentar caráter
negativo, e assim, compreende-se que a escola não está correspondendo ao nível
de maturidade da criança.
3.2.4 Causas
sócio-econômicas
O meio social
também contribui para que o indivíduo se desenvolva, pois considera-se que a situação econômica do sujeito pode inferir
para que a criança apresente indícios de dificuldade de aprendizagem. A esse
respeito Pain (1985) diz que as questões sócio-econômicas estão ligadas aos fatores
ambientais, uma vez quex haja estímulo é preciso
ter uma moradia digna, um bairro que ofereça saneamento básico adequado às
necessidades dos cidadãos, escolas, disponibilidade de um espaço para lazer e
esportes. Onde a criança tenha acesso a todos os ambientes proporcionais a seu
nível. O fator ambiental é especialmente determinante no diagnóstico do
problema de aprendizagem, na medida em que nos permite compreender sua
coincidência com a ideologia e os valores vigentes no grupo.
3.2.5 Causas
sensoriais
Os distúrbios
sensoriais interferem no funcionamento dos órgãos responsáveis pela “[…] visão,
audição, gustação, tato, equilíbrios, reflexo postural ou os receptivos
sistemas de condução entre esses órgãos e o sistema nervoso […]” (DROUET, 1997,
p. 97). O mau funcionamento desses órgãos pode resultar numa deficiência
sensorial transformando-se em problemas de aprendizagem.
Nesse caso, o
professor deve estar atento para reconhecer os sintomas que podem surgir na
criança conforme sita Drouet (1997, p. 112):
ü Esfregar constantemente os olhos;
ü Piscar excessivamente;
ü Contorcer o rosto ao ler;
ü Chorar frequentemente;
ü É irritado, preguiçoso ou nervoso;
ü Tem desprazer em ler.
A percepção
desses sintomas pelo professor contribuirá para que a criança seja encaminhada
para um especialista dependendo de sua necessidade.
3.2.6 Causas
neurológicas
Essas causas
atingem todo o sistema nervoso do ser humano, capazes de acarretar em problema
de aprendizagem. O grau do problema irá depender da intensidade com que a área
foi lesada. Os que as caracterizam como “[…] perturbações do sistema nervoso,
tanto do cérebro, como do cerebelo, da medula e dos nervos […]” (DROUET, 1997,
p, 97).
3.2.7 Causas
cognitivo/intelectuais
Esta causa está
relacionada ao nível de aprendizagem da pessoa, ou seja, o grau de absorção de
todo o conhecimento que é capaz de absorver. É através das características
cognitivas que o ser humano desenvolve o ser racional acerca da aprendizagem.
É preciso que as
capacidades mentais estejam estruturadas para que o cognitivo estabeleça
relações com mundo exterior. “A experiência vivida e interiorizada pelo
indivíduo leitor (iniciado ou experimentado) permite-lhe converter os símbolos
impressos em significações, através de vários processos cognitivos que
tentaremos, por agora, apenas explorar […]” (FONSECA, 1995, p. 270).
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