1 INTRODUÇÃO
No Brasil é
grande o número de crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem da
leitura e da escrita. Tal situação causa muitos transtornos na vida do
estudante, que muitas vezes prefere evadir-se da sala de aula.
Considera-se importante
pensar que a dificuldade de aprendizagem não está voltada para uma questão
social em que as pessoas de classe baixa são as
mais afetadas, pois conforme algumas leituras teóricas observa-se que o grau de
escolarização não define a dificuldade que vem à
tona nas crianças, cujo conhecimento e a
informação ainda estão causando um efeito não satisfatório para a sua
aprendizagem.
Neste contexto,
verifica-se a ausência de interação social entre a família e a escola a fim de
buscarem a melhor forma de solucionar a dificuldade de aprendizagem da criança.
Sabe-se da necessidade de uma equipe de profissionais que trabalhem junto à
família na solução do problema, levando em conta que o trabalho em conjunto
possa melhorar, com maior exatidão. Parte daí a intenção com que esta pesquisa vem sendo
desenvolvida.
Foi com base no
estudo das necessidades educativas e, na
situação em que se encontra o nível do desenvolvimento intelectual das crianças
que surgiu a idéia de pesquisar sobre a evolução cognitiva desse processo de
alfabetização das crianças de séries iniciais. Tendo como princípio básico uma
boa saúde mental para que a absorção do conhecimento transcorra de forma
natural.
Pensando no
baixo número de leitores encontrados no dia-a-dia, surgiu a necessidade de pesquisar
sobre a Dificuldade de Aprendizagem da Leitura, causadora de um alto índice de
analfabetos, que atualmente vem sendo agravante na sociedade. E que leva a
vários questionamentos como:
Por que as
crianças não conseguem ter um bom desempenho na leitura? O que está
impedindo-as de compreender as letras? Que métodos estão sendo aplicados para
facilitar sua aprendizagem? E a família, de que
forma intervém nessa realidade? Essas e outras questões vêm despertar para a
possível descoberta na aplicabilidade de métodos que possibilitem à criança ter
um desempenho na aprendizagem da leitura.
Dentro deste
contexto e, com perspectiva de responder aos questionamentos é que o presente
trabalho foi desenvolvido numa pesquisa de campo, por meio de um estudo de
caso. Tal estudo busca compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos
da escola Cosme e Damião, tendo como finalidade, discorrer sobre fatores que
estejam impossibilitando a criança se
desenvolver dentro do processo individual de aquisição do conhecimento e das
habilidades cognitivas.
Considera-se que
trabalhar com a família nesse aspecto é fundamental para que na escola a
criança tivesse um bom êxito no processo de
ensino e aprendizagem. E issox implica na construção de novas técnicas metodológicas a serem
desempenhadas pela instituição de ensino.
Contudo, a
educação precisa proporcionar situações que estimulem o educando a ter uma
satisfação em freqüentar o ambiente escolar.
Uma vez que obtenha o conhecimento
voltado para sua necessidade e, levando em conta
os aspectos regionais e culturais de sua proximidade, esse tente a
desenvolver-se com mais eficácia.
Com isso, a
família e a sociedade ganham um cidadão que crescerá com maturidade e
responsabilidade dentro das perspectivas educacionais. Por fim, este trabalho
vem contribuir para que o índice de alunos com dificuldade de leitura tenha uma
baixa significativa para a sociedade, tornando-se marco no processo da
alfabetização.
Para melhor
explicação sobre o caso em estudo, faz-se uma explanação do histórico das
dificuldades de aprendizagem buscando entender a interferência dos métodos no
processo do aprender, dando ênfase às ideologias educacionais.
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