domingo, 8 de abril de 2012


7 CONSIDERAÇÕES FINAIS

As dificuldades de aprendizagem afeta muitas famílias, trazendo certo desconforto acerca da atuação da criança na escola, que muitas vezes é mal interpretada por parte dos professores e responsáveis, que em alguns casos desconhecem o fator gerador de tal problema de aprendizagem.
 Observou-se que a criança apresenta comportamentos que a desvincula dos princípios adotados pela instituição de ensino. Essa por sua vez, é uma mudança de personalidade característica pelo aspecto não educativo como resposta à sua dificuldade em não conseguir aprender.
No desenvolvimento da pesquisa notou-se o quanto foi enriquecedor sentir de perto e poder perceber como determinados problemas de aprendizagem são gerados. Uma vez que, a falta de participação dos pais na vida da criança influencia intrinsecamente na absorção cognitiva do indivíduo. Isso leva a compreender não só os fatores e causas sejam no aspecto psicológico, sensoriais, sócio-culturais e afetivos.
A pesquisa proporcionou, através de um processo prático, encontrar o grau de dificuldade da criança em relação à aquisição da leitura. Sabendo que o aluno tem grande vontade em aprender, porém, seu déficit na escola o deixa indiferente em relação aos outros colegas acarretando no desestímulo para as atividades do colégio.
Também, foi possível notar que a falta de socialização com outros colegas no que diz respeito à atuação da criança em lugares culturais, de lazer diversificado, cinema, teatro e outros podem contribuir significativamente no processo de alfabetização. O ambiente freqüentado por ela é essencial para seu amadurecimento cognitivo.
Contudo, a pesquisa veio fortalecer e dar mais eficácia no trabalho que o educador/pedagogo tem que desenvolver em sala de aula no caso de encontrar situações semelhantes a uma dificuldade de aprendizagem. Além de possibilitar a este profissional a acompanhar todo o desenvolvimento intelectual da criança.

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