7 CONSIDERAÇÕES FINAIS
As dificuldades
de aprendizagem afeta muitas famílias, trazendo certo desconforto acerca da
atuação da criança na escola, que muitas vezes é mal interpretada por parte dos
professores e responsáveis, que em alguns casos desconhecem o fator gerador de
tal problema de aprendizagem.
Observou-se que a criança apresenta
comportamentos que a desvincula dos princípios adotados pela instituição de
ensino. Essa por sua vez, é uma mudança de personalidade característica pelo
aspecto não educativo como resposta à sua dificuldade em não conseguir
aprender.
No
desenvolvimento da pesquisa notou-se o quanto foi enriquecedor sentir de perto
e poder perceber como determinados problemas de aprendizagem são gerados. Uma
vez que, a falta de participação dos pais na vida da criança influencia
intrinsecamente na absorção cognitiva do indivíduo. Isso leva a compreender não
só os fatores e causas sejam no aspecto psicológico, sensoriais,
sócio-culturais e afetivos.
A pesquisa
proporcionou, através de um processo prático, encontrar o grau de dificuldade
da criança em relação à aquisição da leitura. Sabendo que o aluno tem grande
vontade em aprender, porém, seu déficit na escola o deixa indiferente em
relação aos outros colegas acarretando no desestímulo para as atividades do
colégio.
Também, foi
possível notar que a falta de socialização com outros colegas no que diz
respeito à atuação da criança em lugares culturais, de lazer diversificado,
cinema, teatro e outros podem contribuir significativamente no processo de
alfabetização. O ambiente freqüentado por ela é essencial para seu
amadurecimento cognitivo.
Contudo, a pesquisa veio fortalecer e dar mais
eficácia no trabalho que o educador/pedagogo tem que desenvolver em sala de
aula no caso de encontrar situações semelhantes a uma dificuldade de
aprendizagem. Além de possibilitar a este profissional a acompanhar todo o
desenvolvimento intelectual da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário